Casa dos Ferrazes Bravo/Maias

Hoje hotel, a Casa dos Maias, também conhecida dos Ferrazes Bravos (por ter pertencido a indivíduos desta família), é uma construção de 1733. 

Esteve na posse dos Ferrazes Bravos até ao segundo quartel do século XIX, quando foi adquirida por Domingos Maia, negociante e político portuense.

A fachada principal destaca-se pela sua simetria e sobriedade, pontuada por um desenho académico que contrasta com a ideia de movimento proporcionada pelos óculos abertos no primeiro andar, atribuídos a Nicolau Nasoni.


Today a hotel, Casa dos Maias, also known as the Ferrazes Bravos (belonging to individuals of this family), is a 1733 construction.

It was owned by Ferrazes Bravos until the second quarter of the 19th century, when it was acquired by Domingos Maia, a businessman and politician from Porto.

The main façade stands out for its symmetry and sobriety, punctuated by an academic design that contrasts with the idea of ​​movement provided by the open glasses on the first floor, attributed to Nicolau Nasoni.

Eduardo Carvalho


REPRESENTAÇÃO DA RODA DE SANTA CATARINA

Os edifícios da Rua das Flores, tal como esta artéria, foram construídos em terrenos pertencentes à Mitra e ao Cabido da Sé do Porto, tendo sido identificados com as marcas distintivas destes senhorios que, anualmente, recebiam uma determinada renda (foro). Aqueles edifícios cujo rendimento cabia à Mitra, ou seja ao Bispo, foram assinalados com a roda navalhada de Santa Catarina. Quanto aos prédios do Cabido da Sé foram marcados com a figura do Arcanjo São Miguel.

Devoto de Santa Catarina do Monte Sinai, D. Pedro da Costa, bispo do Porto entre 1507 e 1535, que acompanhou as obras da Rua, elegeu a roda navalhada, símbolo desta mártir, como emblema do seu brasão episcopal. Assim se explica que se tenha assinalado as propriedades da Mitra com a roda.

Bispo edificador e urbanista, D. Pedro da Costa teve durante o seu episcopado um papel relevante em várias obras empreendidas na cidade do Porto.

Ao percorrermos a Rua das Flores, a roda de Santa Catarina surge-nos representada, entre outros imóveis e de forma diferenciada, em duas casas nobres: na Casa dos Ferrazes Bravo ou Maias (n.ºs 21-37), designadamente nas pilastras que definem o extremo da frontaria; na Casa dos Sousas e Silvas (n.ºs 77-81), sob a pedra de armas.

A figura do Arcanjo São Miguel encontra-se em três edifícios no início da rua, do lado esquerdo, para quem vem da Estação de São Bento. Destacamos a representação associada ao prédio com o n.º 228, hoje ocupado pelo Corpo Nacional de Escutas, que se localiza no cruzamento com a Rua de Afonso Martins Alho. Neste edifício, São Miguel, enquadrado por uma moldura quadrangular, aparece-nos na pilastra ao nível do primeiro andar.


The buildings on Rua das Flores (Flowers Street), like this artery, were built on land belonging to the Miter and to the Chapter’s of the Cathedral of Porto, having been identified by the distinguishing marks of the landlords who annually received a determined rent (foro). Those buildings whose income belonged to the Miter, that is, to the Bishop[MM1] , were marked with the razor wheel of Saint Catherine. As for the buildings of the Chapter of the Cathedral, they were marked with the figure of the Archangel St. Michael.

A devotee of Saint Catherine of Mount Sinai, D. Pedro da Costa, bishop of Porto between 1507 and 1535, who accompanied the work done on the street, chose the razor wheel, the symbol of this martyr, as an emblem of his episcopal coat of arms. This explains why the Miter’s properties were marked with the wheel.

As an urban planner and builder the Bishop, D. Pedro da Costa during his episcopate had a relevant role in several works undertaken in the city of Porto.

As you stroll along Rua das Flores the Saint Catherine wheel can be seen represented among several buildings. This representation is noted in a particular way in two noble houses: in the Casa dos Ferrazes Bravo or Maias (n.ºs 21-37), namely in the four-sided pillars (pilasters) that define the edge of the front; and in the Casa dos Sousas e Silvas (n.º 77-81), under the coat of arms.

The figure of the Archangel St. Miguel is found in three buildings at the beginning of the street, on the left side, for those coming from São Bento Station. We highlight the representation associated with the building with number 228, today occupied by the Corpo Nacional de Escutas (National Scout Troupe), which is located at the intersection with the Street of Afonso Martins Alho. In this building, St. Miguel, framed by a square frame, appears on the four-sided pillar (pilaster) on the first floor.


José António Ferreira e Silva


Foto/Photo
Porto Bay Flores – Hotel
2021