Convento de São Domingos – Palácio das Artes

De graciosa fachada, o antigo corpo norte do convento de São Domingos, que alberga o Palácio das Artes, é tudo o que resta do complexo religioso fundado no século XIII.

Desastres vários marcaram a sua atribulada história, originando diversas reconstruções. 

Com a extinção das Ordens Religiosas, em 1834, inicia-se um processo de demolições e a total laicização do edifício. 

A igreja desaparece com a abertura da Rua Ferreira Borges e, na antiga cerca, constrói-se, mais tarde, o mercado homónimo. 

No edifício instalou-se o Banco de Portugal e, mais tarde, a Companhia de Seguros Douro.

Desde 2016, acolhe a Sede da Fundação da Juventude.


With a graceful façade, the former northern body of the convent of São Domingos, which houses the Art Palace (Palácio das Artes), is all that remains of the religious complex founded in the 13th century.

Several disasters marked its tormented history, leading to various reconstructions.

The church disappeared with the opening of Ferreira Borges Street and the homonymous market was built later in its place.

With the extinction of the Religious Orders, in 1834, a process of demolitions and the total secularization of the building began.

The Bank of Portugal and, at a later time, the Insurance Company Douro (Companhia de Seguros Douro) had established offices in the building.

Hugo Barreira/Joana Duarte


Desenho a aguada de nanquim
Reprodução do Desenho n.º 39
Col. Câmara Municipal do Porto. Biblioteca Pública Municipal do Porto. Id. Ms. 1479
Black Ink wash drawing
Reproduction of Drawing no. 39
Porto City Hall Collection. Porto Municipal Public Library. Id. Ms. 1479